A gripe é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A ou B, que ocorre principalmente no outono/inverno. Em crianças saudáveis, é geralmente uma doença aguda e auto-limitada, porém, esse grupo etário tem risco aumentado de sintomas graves e complicações.
Quem causa a gripe?
A gripe é causada pelo vírus Influenza A ou B. Esse vírus, principalmente o subtipo A, tem grande capacidade de modificar suas características antigênicas, por isso, a vacina é atualizada anualmente, com o intuito de manter a proteção adequada contra o vírus.
A fácil transmissão além do período prolongado de transmissão, faz com que a gripe propague-se globalmente em ciclos sazonais de epidemias (principalmente nos meses frios do ano), as quais provocam anualmente entre três e cinco milhões de casos graves da doença e entre 250 000 e 500 000 morte.
Como é transmitida?
A gripe é transmitida através do contato entre pessoas, por meio de secreções respiratória (contato direto ou aerossóis – pequenas partículas liberadas quando falamos ou tossimos).
Uma pessoa com Gripe pode transmitir o vírus desde o primeiro dia da doença até o sétimo dia em adultos e até 14° dia em crianças. Uma grande quantidade de vírus é expelida na secreção respiratória de pessoas infectadas, sendo o ápice nas primeiras 48 horas.
Quadro Clínico
Após o contato com o vírus demora cerca de 2 a 3 dias para os sintomas se manifestarem. O início é abrupto, caracterizado por:
- Febre alta por 3 a 4 dias
- Calafrios e tremores
- Coriza (secreção nasal hialina/clara semelhante a água)
- Dor muscular
- Dor de cabeça
- Conjuntivite (olhos vermelhos) e lacrimejamento excessivo
- Dor de garganta
- Tosse seca
- Vermelhidão nos olhos, garganta e nariz
Lembrando que em crianças pequenas (menores de 1 ano), os sintomas gripais podem estar ausentes, a manifestação principal é febre isolada e prostração.
Em crianças, o vírus Influenza B pode causar diarréia, vômitos e dores abdominais


Complicações
Crianças pequenas (menores de 2 anos) e com doença crônica (asma, problemas no pulmão ou coração) têm maior chance de desenvolver complicações, como:
- Pneumonia
- Insuficiência Respiratória
- Otite
- Sinusite
- Crise de Asma
A otite média é uma complicação comum da influenza, ocorrendo em pelo menos 20% das crianças com até seis anos de idade que contraíram a doença.
Complicações mais graves são a insuficiência respiratória e a pneumonia.
Diagnóstico
Os sintomas associados, associado a sazonalidade e/ou surtos identificados, levam a suspeita de infecção pelo vírus Influenza.
A confirmação laboratorial sempre que possível deve ser realizada para que o tratamento adequado seja instituído rapidamente. Assim, as complicações diminuem e o uso de medicamentos indevidos também.
Existem alguns exames que confirmam o diagnóstico, o mais utilizado por ser rápido e de fácil acesso é o Teste rápido para Influenza, que pesquisa o vírus Influenza na secreção nasal do paciente.
Outros exames complementares são inespecíficos, como RX de tórax e hemograma, e não ajudam na confirmação do diagnóstico. No entanto, eles podem ajudar na investigação de complicações.
Tratamento
O tratamento dos sintomas envolve:
- Hidratação adequada
- Repouso
- Analgésicos ou anti-térmicos, evitando o AAS em crianças
- Oseltamivir (Tamiflu®): antiviral eficaz contra o vírus Influenza
Oseltamivir
Idealmente, o tratamento com antiviral deve ser iniciado precocemente (nas primeiras 48 horas) principalmente em crianças com risco para desenvolver complicações.
Prevenção
A prevenção é possível através da vacina contra gripe.
Fonte: Gripe – a doença pelo vírus Influenza (Calil K Farhat / Claudia Gasparian) / Pronto-Socorro (Instituto da Criança)
Fotos: Wikipedia
2 comentários em “Gripe”